Press release

Iria Candela e Beatrice Galilee nomeadas como novas curadoras por Daniel e Estrellita Brodsky dentro do departamento de arte contemporânea do Met

english | português | español 

(Nova York, 10 de julho de 2014), Thomas P. Campbell, diretor e CEO do Metropolitan Museum of Art, anunciou hoje os dois nomeados que vão inaugurar novas curadorias dentro do departamento de arte moderna e contemporânea do museu. Ambas as posições foram definidas na primavera deste ano através de uma generosa doação de Daniel Brodsky, presidente do museu, e sua esposa Estrellita B. Brodsky, uma historiadora de arte e especialista em arte da América Latina. 

Iria Candela irá tornar-se no outono a curadora da coleção de arte latino-americana de Estrellita Brodsky B. com foco na arte do séculos XX e XXI no México, América Central, Caribe e América do Sul. Beatrice Galilee, a nova curadora associada da coleção de Daniel Brodsky para arquitetura e design, começou a trabalhar no museu no final de abril. Ambas trabalharão em estreita colaboração com a equipe curatorial moderna e contemporânea sob a liderança de Sheena Wagstaff,  a presidente da coleção Leonard A. Lauder para arte moderna e contemporânea do museu, em pesquisa e desenvolvimento da coleção e elaboração do programa, tanto para o edifício principal quanto para o edifício projetado por Marcel Breuer que o Met ocupará logo que o museu Whitney se mudar para centro em 2015. 

"Somos gratos a Dan e Estrellita Brodsky por este novo momento em nosso programa de arte moderna e contemporânea", disse Campbell. "Sua visão e apoio fundamental tornaram possível a ampliação significativa de nossa experiência, trazendo uma perspectiva verdadeiramente global para o nosso trabalho nesta área”.

Sheena Wagstaff, comentou: "Estamos muito orgulhosos em receber dois novos curadores que são respeitados em seus campos de atividade e que vêem as suas áreas de especialidade dentro da perspectiva mais ampla da prática contemporânea internacional. Iria Candela ocupará a primeira curadoria do departamento com uma especialidade regional. Ela contribuirá para a coleção de arte da América Latina e o programa moderno e contemporâneo global do Met, enquanto explora projetos transhistóricos do museu com outros departamentos, como as artes da África, Oceania e das Américas, bem como da ala americana. Beatrice Galilee revigorará a participação histórica do Met com arquitetura e design industrial e se envolverá com as questões em torno do ambiente construído e design contemporâneo expandido; o projeto Breuer oferece uma estrutura icônica no qual poderemos explorar abordagens alternativas para esse campo rico e de rápido crescimento".

Iria Candela 
Iria Candela é atualmente curadora de arte internacional do Tate Modern, onde trabalhou com o comitê de aquisições para a América Latina,  responsável pela aquisição de obras de arte latino-americanas para a coleção. Ela é co-curadora da grande retrospectiva itinerante de Kazimir Malevich, que será apresentada no Stedelijk Museum em Amsterdã no outono de 2014. No Tate, ela trabalhou em uma retrospectiva de Mira Schendel (2013).; a exposição coletiva No Lone Zone (2012), (Nenhuma zona sozinha), incluindo os artistas latino-americanos Cinthia Marcelle, Teresa Margolles e David Zink Yi e os artistas do coletivo Tercerunquinto; a pesquisa em plena carreira profissional de Gabriel Orozco (2011) e um projeto solo do artista emergente uruguaio Alejandro Cesarco (2010). Ela também foi curadora de duas exposições coletivas na Espanha: En Suspensão (In Suspension) (2012), no Espai d'Art Contemporani de Castello, apresentando o trabalho de Alexander Apostol, Cinthia Marcelle e Hector Zamora, abordando ideais e realidades de construção nas cidades contemporâneas e low key (baixo perfil) (2008) na Fundación Botín em Santander, com obras de artistas emergentes da Espanha, Portugal e América Latina.

Antes de seu trabalho no Tate Modern, que começou como curadora assistente, em 2009, ela foi assistente curatorial do Museu Solomon R. Guggenheim em Nova York e  pesquisadora curatorial do Museo do Prado em Madrid. Ela é a autora de livros e ensaios sobre arte moderna e contemporânea, incluindo o livro Art in Latin America 1990-2010 (Arte na América Latina) (Tate Publishing, 2013) que examina a produção rica e variada dos 20 principais artistas latino-americanos, incluindo Doris Salcedo, Ernesto Neto, Francis Alÿs, Allora y Calzadilla e Rivane Neuenschwander. 

A sra. Candela nasceu em Santiago de Compostela, Espanha.  Tem um mestrado em Arte Moderna e Estudos Críticos da Universidade de Columbia em Nova York e um Ph.D. em História da Arte e Teoria da Universidad Autonoma de Madrid. Ela tem sido a destinatária de doações do museu Guggenheim, museu do Prado e a Terra Foundation, entre outros. 

Beatrice Galilee
Beatrice Galilee é curadora, escritora, crítica e conferencista. Mais recentemente, ela foi curadora-chefe da Trienal de Arquitetura de Lisboa 2013, Close, Closer (Próximo, mais próximo), onde apresentou reinos alternativos da prática espacial e arquitetônica. Ela foi co-curadora da Gwangju Design Biennale de 2011, Design is Design is not Design (Design é design não é design), na Coréia do Sul e, da Shenzhen Hong Kong Bi-city Bienal de Arquitetura e Urbanismo de 2009, City Urbanization  (Urbanização da Cidade) na China — as duas grandes exposições dedicadas à introdução de novas ideias e experiências para uma ampla audiência pública. Ela foi curadora de uma série de exposições e projetos de design experimentais em toda a Europa e foi co-fundadora e diretora do The Gopher Hole (O Orifício Gopher), um espaço para projetos e exposições em Londres. 

Com diploma em arquitetura pela Universidade de Bath e com um M.Sc. em história da arquitetura pela Escola Bartlett de Arquitetura, a sra. Galilee começou sua carreira como editora da revista Ícone e foi editora colaboradora da revista Domus 2010-2013. Ela é professora associada do programa de práticas espaciais na Central Saint Martins College of Art and Design em Londres. Ela escreveu extensamente sobre arquitetura contemporânea e design, tendo sido convidada a participar de uma série de júris internacionais e sendo palestrante regular de eventos, simpósios e conferências.

# # #

10 de julho, 2014

Press resources